terça-feira, 26 de maio de 2009

Acreditar



Não acredito em religiões pois não me conseguem explicar porque são todas intrinsecamente iguais, faliveis, corruptas, xenofobas e se deixam ser argumento para genocidios em nome de um poder superior, tendo como santos pessoas banais que por exemplo apenas andaram nas guerras das cruzadas.

Não acredito no metafisico onde tudo te acontece por uma razão e tudo está planeado, pois não me conseguem explicar a razão de crianças de 4 anos terem cancro, ou pessoas boas e com vidas saudáveis morram de repente.

Só acredito nas pessoas, no poder que têm de alterar o ser presente e na ciência.

As religiões e as espiritualidades dão muito conforto às pessoas pois explicam-lhes o futuro e dão-lhes uma bóia a que se agarrarem, mesmo que baseando-se em fundamentos contraditórios. Está provado que as pessoas espirituais e religiosas vivem mais anos pois são menos ansiosas dado esta segurança que sentem relativo a protecção e futuro.

É muito mais dificil não acreditar em nada a não ser no mais falível dos factores, o ser humano.

Curiosamente não troco a incerteza das acções das pessoas e do futuro final por nada.

Acabo sempre por valorizar muito mais o presente.

Bem vistas as coisas só temos realmente "o agora".

1 comentário:

SF disse...

Posso saber pq tive de saber da existência deste blog por terceiros? Ai Pedrinho...andas-me a falhar...

Agora a sério...a ideia era comentar o post seguinte, mas não deixaste essa opção disponível...curioso olhar para a hora em que o publicaste e pensar que pra aí 1h antes estavas "danado" pq eu estava a pôr-te pra aí o 3º antibiótico do meu turno, a dizer-te "temos de matar esses bichos todos"...não gostei da tua resposta...e juro que pra próxima que te oiça dizer aquilo me borrifo para o facto de seres um gajo tendencialmente neutropénico e te bato...bato mesmo e obrigo-te a explicares-me porque raio um gajo com o teu apelido diz coisas dessas! Tens passado por coisas duras ali...aguentar os teus tratamentos, mais os danos colaterais, fazer amigos para pouco depois vê-los partir...não é fácil e mal seria se não te apetecesse chorar...e faz bem, e tamos lá pra chorar contigo (como aliás já aconteceu) e para secar as tuas lágrimas...e no meu caso particular hei-de andar sempre a picar-te com as coisinhas do costume...já não estranhas né! É pra pagar as vezes em que por tua causa ponho 2 termómetros ao mesmo doente! Beijinhos...continua com força!